segunda-feira, 3 de março de 2014

Mensaleiros devem ser soltos ainda em 2014


  

Mensaleiros devem ser soltos ainda em 2014

Depois de serem absolvidos por formação de quadrilha, as penas mais leves permitirão que eles passem a cumprir pena em regime aberto até o final do ano


A votação que livrou oito mensaleiros do crime de formação de quadrilha terá impacto direto em suas penas, inclusive no regime dos ex-dirigentes do PT Delúbio Soares, José Genoino e José Dirceu, já que agora eles só responderão por corrupção ativa.

Leia Mais: STF absolve mensaleiros do crime de formação de quadrilha

Genoino e Delúbio, este último inicialmente condenado em regime fechado, poderão partir para regime aberto até o final do ano. Dirceu, que recebeu a maior pena, poderá passar para o regime aberto em março de 2015, embora fatores como leitura de livros, frequência em cursos e liberação para trabalhar possam antecipar essa data ainda para 2014.

Hoje Genoino cumpre prisão domiciliar provisória, depois de ter alegado problemas de saúde. O STF ainda vai deliberar sobre o caso de forma permanente. Já Delúbio, que cumpre regime semi-aberto, havia sido liberado para dar expediente na Central Única dos Trabalhadores (CUT), onde passava o dia e podia até sair para almoçar, mas teve o benefício suspenso pela Justiça nesta quinta-feira, 27, após denúncias de "regalias" e privilégios concedidos a ele na penitenciária.

Os publicitários Marcos Valério, Ramon Hollerbach e Cristiano Paz e os ex-banqueiros Kátia Rabello e José Roberto Salgado também foram beneficiados pela decisão do tribunal de absolvê-los do crime de formação de quadrilha, mas eles continuam em regime fechado porque suas penas foram mais altas.

O Supremo ainda precisa concluir a votação dos últimos três recursos dos mensaleiros: embargos infringentes apresentados pelo ex-deputado João Paulo Cunha (PT-SP), o ex-assessor do PP João Cláudio Genu e o ex-sócio da corretora Bônus-Banval, Breno Fischberg, que contestam a condenação por lavagem de dinheiro

Veja mais;

Nenhum comentário:

Postar um comentário